VEJA AS NOVIDADES

18 de outubro de 2012

Ubuntu 12.10 é lançado com novas opções gráficas e login remoto.


Conforme estava agendado no cronograma de desenvolvimento da distribuição, a  Canonical liberou nessa quinta-feira (18) a versão final do Ubuntu 12.10, também chamado de “Quantal Quetzal”. Nessa versão, foram corrigidos diversos bugs, desenvolvidas novas funcionalidades e muitos refinamentos relacionados a melhoria da performance do sistema.

A maioria das novidades dessa versão está relacionada com mudanças na interface, como o recurso de preview, que permitem ver mais informações sobre um arquivo, antes mesmo de abri-lo. Esse recurso, mostra detalhes de documentos de escritório, músicas e fotos ao clicar neles com o botão direito quando estiver navegando no Dash. O Unity preview também permite abrir a pasta onde o arquivo se encontra e até mesmo enviar o arquivo por e-mail.

No geral, a distribuição inicializa usando o Grub 2, traz o Unity 6.8.0 com o recurso Unity Preview, usa o Nautilus file Manager 3.4 com gerenciador de arquivos padrão e é gerenciada pelo Kernel 3.5. O Dash integra agora a pesquisa no Ubuntu One e Amazon e os menus foram reorganizados. Para completar, o LightDM agora tem suporte para logins remotos. A má notícia é que o arquivo ISO de instalação tem 800 MB, o que obriga o usuário a usar um pendrive ou DVD para gravá-lo.

Um ponto que merece destaque nessa versão é a interação com serviços baseados na nuvem. Por exemplo, ao buscar por documentos, será verificado tanto o HD do aparelho quanto as contas cadastradas de serviços como o Google Drive. A interação com serviços online incluem importantes plataformas, como o Facebok, Twitter, Last.FM, eBay, Gmail, Amazon, etc. O uso de contas do Google, Facebook, Twitter, Flickr  agora estão integradas ao sistema, abrindo a possibilidade de gerenciar as contas online de forma centralizada.


As configurações de sistema dos aplicativos padrões para músicas, vídeos, fotos e navegador de internet agora podem ser modificadas diretamente pelo usuário, com isso, a distribuição coloca mais controle sobre o sistema.
Uma curiosidade sobre o nome dessa versão é que Quetzal é um pássaro comum na América Central e a palavra significa “pena de cauda grande e brilhante”. O Ubuntu 12.10 é gratuito e está disponível para download CLIQUE AQUI E FAÇA O DOWNLOAD DO NOVO UBUNTU 12.10.

Fonte: Tech Tudo