VEJA AS NOVIDADES

25 de setembro de 2013

Açude de Boqueirão perde 460 mil m³ de água por dia.

O açude de Epitácio Pessoa, no município de Boqueirão, está perdendo cerca de 460 mil metros de cúbicos de água por dia, para abastecer 19 municípios paraibanos, para irrigação e com evaporação. Hoje o manancial está com 179,5 milhões de metros cúbicos, 43,6%, e caso não chova, poderá entrar em colapso no segundo semestre do próximo ano, de acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa).

“A previsão é que o fornecimento de água possa ser mantido até setembro de 2014, quando o açude de Boqueirão chegará a 16%, quando não será mais possível o fornecimento, tendo em vista a qualidade da água”, declarou o gerente de Monitoramento e Hidrometria da Aesa, Lucílio José dos Santos.

Conforme explicou, durante os próximos meses: outubro, novembro e dezembro, a previsão é que o manancial perca 10 milhões de metros cúbicos de água, que além do consumo, é o período em que se registra a maior evaporação. “É uma preocupação a mais. Porém, um dado positivo é que em agosto e setembro, houve uma redução, quando registramos uma perda de oito milhões., explicou.

Fonte: Correio da Paraíba