VEJA AS NOVIDADES

26 de setembro de 2013

Curiosidade: Terremoto provoca surgimento de ilha no Paquistão.

Uma ilha de terra e rocha, de aproximadamente quatro quilômetros quadrados e 16 metros de altura emergiu a 250 metros da costa de Gwadar, no sudoeste do Paquistão, um dia depois do terremoto de 7,7 graus na escala Richter que deixou 328 mortos. Segundo Tufail Baloch, vice-diretor administrativo de Gwadar, a ilha foi visitada por diversas pessoas, reunidas numa primeira missão de exploração, à espera da chegada de especialistas de Islamabad.

— Percorremos toda a ilha e ela parece estável — afirmou Baloch.

Moradores da região relatam um acontecimento semelhante em 1935, também depois de um terremoto na área.

— Aquela ilha desapareceu dez anos depois, de repente, de maneira misteriosa, e, por isso, tememos que algo assim possa acontecer novamente — disse.

Um grupo do Instituto Nacional de Oceanografia é esperado para comprovar a estabilidade da ilha. Alguns biólogos que passaram por lá ontem adiantaram, no entanto, que ela está expelindo gás metano em vários pontos da superfície.

— Encontramos borbulhas que sobem à superfície e que pegam fogo quando acendemos um fósforo — explicou o biólogo Mohamed Danes. Gary Gibson, sismólogo da Universidade de Melbourne, na Austrália, afirmou em entrevistas para agências de notícias que a nova ilha é, provavelmente, um “vulcão de lodo” criado pelo gás metano e deve acabar se desfazendo com a ação das ondas.

Fonte: Oglobo