VEJA AS NOVIDADES

23 de setembro de 2013

Itabaianenses participam da III Conferência Estadual de Cultura da Paraíba.

A cidade de Sousa no sertão Paraibano sediou a terceira Conferência de Cultura do Estado, nos dias 19 (quinta feira), 20 (sexta feira) e 21 (sábado), onde foram apresentados a elaboração de propostas a partir de grupos de trabalho e Implementação do Fundo de Cultura e a reformulação da Lei Augusto dos Anjos com o objetivo de ser levada a Conferência Nacional de Cultura em Brasília. 

O evento contou com a presença do secretário de Cultura do Estado Chico César que na abertura falou sobre a importância de tudo isso está acontecendo em Sousa, visando à interiorização da cultura através de um processo de institucionalização e fortalecimento das políticas públicas e a importância da PEC 150, criando o Sistema Nacional de Cultura. Participaram municípios de todas as regiões do estado, contando com a presença de gestores culturais das cidades, do estado e do Ministério da Cultura e agentes culturais da sociedade civil, movimentos sociais e entidades relacionadas.

 A Conferência foi realizada no Centro de Treinamento dos professores, com palestras, plenárias e debates dos eixos e subeixo temáticos com o objetivo de fortalecer e implantar em definitivo, detalhando futuras metas em avanço e reconhecendo o que já foi conquistado. A Secretaria já foi criada e interiorizada com 12 articuladores regionais, nossa região muito bem representada pela articuladora Clévia Paz. Após acaloradas palestras, troca de conhecimentos, diversidade cultural, mistura de raças, credos e muitas discussões nossos delegados foram eleitos tendo sido conquistados seis para nossa 12° região, quatro da sociedade civil e dois delegados do poder público, a cargo da cidade de Caldas Brandão e Itabaiana, sendo isso de grande avanço para cultura em nossa Itabaiana, berço cultural e artístico e possuidor de tanta cultura viva, orgulho de nossa terra. 

Fonte: Socorro Almeida / ASCOM