VEJA AS NOVIDADES

23 de setembro de 2013

Paraíba só tem uma operadora de celular em 70% de seus municípios.

A Paraíba tem 158 municípios onde os moradores contam com apenas uma operadora de telefonia móvel, é o que mostra um levantamento feito pelo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Isso representa 70% dos 223 municípios do estado, colocando a Paraíba na lista dos 15 estados em que a média estadual é maior que a brasileira, de 37%.

O pior resultado é encontrado no Piauí, onde 79% dos municípios vivem esta situação, que afeta 52% das cidades nordestinas. Com a cobertura de apenas uma empresa, a população destas cidades não pode exercer o direito de desaprovar um serviço e contratar outro.

Durante o lançamento de uma empresa de banda larga em agosto, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, criticou a falta de apetite das empresas de ir para o interior do país. “Nós temos um problema que é as grandes empresas não enxergarem a periferia e o interior. Um choque de competição e inovação é fundamental no mercado."

De acordo Eduardo Levy, porta-voz da Sinditelebrail (sindicato das empresas de telecomunicações), as companhias não são multadas, porque “o Estado brasileiro assim decidiu”. Ele afirma que a baixa presença ocorre porque as empresas cumprem apenas o estabelecido pela Anatel em seus editais.


Fonte: G1 Paraíba