VEJA AS NOVIDADES

19 de setembro de 2013

Projeto cultural do Governo resgata teatro de bonecos em 10 municípios da Paraíba.

Patrocinado pelo Governo do Estado da Paraíba, através da Secretaria de Estado da Cultura, o projeto ‘Benedito e João Redondo’ voltará às ruas das cidades do interior paraibano, percorrendo caminhos do Brejo ao Sertão. A partir deste sábado (21) até 8 de dezembro, a Cia Boca de Cena irá passar por dez municípios levando espetáculos gratuitos do Teatro de Bonecos Popular da Paraíba – o Babau. 

 Na primeira etapa do projeto, em 2012, foram visitadas oito cidades nas quais já havia sido identificada a existência de brincantes do Babau. Neste ano, a intenção é levar a arte popular do teatro de bonecos e seus mestres a lugares onde ela não foi espontaneamente desenvolvida. 

As cidades que receberão a segunda etapa do projeto são Monteiro, Taperoá, Cajazeiras, Juazeirinho, Cruz do Espírito Santo, Serraria, Mamanguape, Itabaiana, Alagoa Grande e Guarabira. Paralelamente aos espetáculos, serão feitos pesquisa e mapeamento histórico dessa manifestação popular nos municípios contemplados, e documentário em registro audiovisual. Neste sentido, o projeto desenvolve uma atividade fundamental para um diagnóstico aprofundado sobre a realidade de brincantes e fazedores do teatro de bonecos popular paraibano. 

Cia Boca de Cena – O projeto ‘Benedito e João Redondo pelas Ruas da Cidade’ é realizado pela Cia Boca de Cena. Criada em 1996, a companhia tem como principal objetivo resgatar a arte do teatro de bonecos na Paraíba e difundi-la. Através do trabalho do grupo é desenvolvido um diálogo cultural entre tradição e contemporaneidade, onde são associados os conhecimentos tradicionais de mestres da cultura popular, em paralelo ao estudo e desenvolvimento de novas técnicas do teatro de bonecos, proporcionando ao público uma junção de tecnologia e poesia, lirismo e irreverência. Monteiro – A primeira cidade a ser percorrida nesta etapa do projeto é Monteiro, no Cariri. Neste sábado (21), a partir das 19h na Praça da Alimentação do Parque das Águas, será realizada uma apresentação especial do convidado da Cia Boca de Cena, Mestre Clóvis, natural de Guarabira, com um espetáculo de Babau tradicional. No domingo (22), no mesmo local e horário, a Cia Boca de cena fará uma apresentação de teatro de bonecos contemporâneo, instigando o público com narrativas aliadas à tecnologia.