VEJA AS NOVIDADES

29 de outubro de 2013

ALUNOS DA REDE ESTADUAL PRODUZEM FILME DE CURTA METRAGEM EM JURIPIRANGA.

Começam neste dia 22 de outubro as gravações de um filme de curt
a metragem para ser exibido na feira de ciências da EEEFM Teonas da unha Cavalcanti, da cidade de Juripiranga. O filme será inspirado em uma crônica da obra de Nelson Rodrigues, com livre adaptação de roteiro do aluno Jhonatan Alisson (3º ano do ensino médio) e contará com a orientação dos Cineastas paraibanos Ismael Moura da cidade de Cuité e João Paulo Lima da cidade de Juripiranga.


A idealização do projeto foi dos professores de língua portuguesa da escola com a finalidade de aproximar os alunos da arte de fazer cinema, associando ao conteúdo escolar. 

“Na medida em que os alunos vão pesquisando sobre a vida e a obra de Nelson Rodrigues eles estão aprofundando os conhecimentos sobre o autor e de uma forma prazerosa, através da arte”. Afirma o professor Francisco Soares, um dos idealizadores do projeto.

Para as gravações foram selecionados para compor a equipe técnica 20 alunos que participaram de um minicurso de cinema na própria escola no ano de 2012 quando na oportunidade produziram dois filmes de curtíssima-metragem e foram exibidos em uma mostra na própria escola. 

O minicurso intitulado “Fazendo filmes curtíssimos” foi ministrado pelos cineastas paraibano Marcelo Quixaba, Carine Fiúza e João Paulo Lima. Na oportunidade os alunos puderam aprender sobre roteiro cinematográfico, produção de cinema e manuseio de equipamentos.
O lançamento do curta-metragem será no dia 1 de novembro e ficará em exibição, juntamente com explanações sobre o autor Nelson Rodrigues, durante todo dia que acontecerá a feira de ciências na unidade escolar. 

A Diretora escolar, Adriana Anízio afirma que se sente orgulhosa por fazer parte de uma escola em que os alunos participam de forma criativa nos projetos escolares e com um corpo docente dedicado em fazer o melhor para estes alunos. 



Fonte: Ed Conchá