VEJA AS NOVIDADES

3 de outubro de 2013

I ENCONTRO REGIONAL DE SAÚDE BUCAL.

A Prefeitura municipal de Itabaiana em parceria com A Secretaria de Saúde realizou nessa terça feira 02/10 na Maison Finesse, o Primeiro Encontro Regional de Saúde Bucal em nosso Município tendo como foco os cuidados diários preventivos, tornando-se a maneira mais econômica e menos preocupante em cuidar da pessoa humana, a prevenção evita problemas de saúde muito mais graves.

Fizeram-se presentes o Prefeito Constitucional Antônio Carlos Rodrigues de Melo Júnior, a Secretária de Saúde Cláudia Cristina, o Coordenador Nacional de Saúde Bucal Gilberto Pucca, a Coordenadora Municipal de Saúde Bucal Marcilene Tavares, o Coordenador Municipal do Centro de Especialidade Odontológica Odny Tavares, além de Secretários de Saúde das cidades circunvizinhas pertencentes a 12° Regional como: São José dos Ramos, Pilar, Ingá, Juripiranga, Salgado de São Félix, Itatuba entre outros. Participaram ainda, Vereadores, Secretários Municipais, funcionários da Secretária de Saúde e demais representantes da sociedade civil e municipal.

De acordo com a Secretária de Saúde cuidar da parte bucal do município é dar uma qualidade de vida melhor aos habitantes ressaltando a atenção básica como eixo principal pra ser trabalhado, em conjunto com os agentes de saúde encaminhar para os determinados centros odontológicos. “É de vital importância para o município a parte de saúde bucal, interagindo com áreas conjuntas de promoção, proteção, prevenção, tratamento, cura reabilitando individualmente e coletivamente”, declarou a secretária.

Já Dr.Odny coordenador do CEO ressaltou a importância de preservação dos dentes, a falta deles pode acarretar problemas de fala mastigação ente outros: “Uma boca saudável é sinônimo de saúde”, falou Odny. A coordenadora dos PSF Marcilene falou da parceria com a Secretaria de Educação, Ação Social, prevenindo e promovendo saúde desde as crianças até os grupos de terceira idade, com palestras no sentido de esclarecimento sobre a odontologia como um todo.

As ações do Ministério da Saúde com o município é de vital importância para população, segundo Gilberto Pucca: “A saúde bucal atualmente é prioridade, o maior programa de saúde bucal do mundo foi lançado em 2003 e ampliado em 2010 em parcerias e avanços significativos” declarou o coordenador ressaltando a parceria do Ministério com as Prefeituras como um sistema de saúde para todo o maior programa de saúde bucal para o mundo.

O Prefeito Antônio Carlos falou da superação de dificuldades aos usuários e se adequar para uma melhor humanização, com equipamentos adequados e estreitar laços com o Governo Federal para que esse grande programa seja posto em prática. “Precisamos aperfeiçoar e termos vontade de fazer, repassar uma fala pedagógica, diante das demandas do município através de palestras, com parceiros e profissionais de diversas esferas como um todo” finalizou o prefeito. Houve ainda esclarecimentos técnicos com Maria Angélica de Pilar, especialista em saúde coletiva e prótese. Após os pronunciamentos foi servido o almoço e logo após houve uma palestra sobre saúde bucal com o palestrante convidado Gilberto Pucca a fim de esclarecimentos aos profissionais de saúde todo contexto de saúde bucal.

Fonte: Socorro Almeida/ ASCOM