VEJA AS NOVIDADES

2 de novembro de 2013

Itabaiana e outros municípios aderem ao Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Foi assinado ontem sexta-feira (01) em Itabaiana, o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver Sem Limite. Cerca de 30 municípios do estado da Paraíba participaram do evento. Aproximadamente 400 pessoas estiveram presentes na solenidade de adesão. O encontro aconteceu na Maison Finesse, e foi organizado pela Secretaria do Desenvolvimento Humano e Social, em parceria com a prefeitura local. 

Essa iniciativa dos prefeitos denota que a região está comprometida com a acessibilidade para pessoas com deficiência. Para celebrar a cidadania dos portadores de limitações o grupo cultural Roda Vida apresentou a sua arte encantando todos os que contemplaram a empolgante apresentação. 

Secretário nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antonio José Ferreira, expressou que o estado da Paraíba é o que mais tem pessoas com deficiência no Brasil. “Aqui no estado da Paraíba são 27, 83% de pessoas com deficiência, e precisamos tratar das políticas para atender bem as pessoas aqui no estado da Paraíba. Compreendo que o prefeito de Itabaiana esta bem interessado em beneficiar os portadores com os programas do Governo Federal”.

O prefeito da cidade de Juripiranga Paulo Dália, falou da importância das pessoas com deficiência, e relatou a participação e receptividade do prefeito Antonio Carlos. “Essa ação é muito importante, pois todos os órgãos devem garantir o acesso, e acredito que a pessoa que tem deficiência tem que ter uma vida normal, estou muito feliz por esta aqui, e parabenizo o prefeito Antonio Carlos por realizar esse evento em parceria com o governo Federal”.

O Prefeito da Cidade de Itabaiana manifestou a sua compreensão e sensibilidade pela causa. “Pensando como gestor de Itabaiana, sei que temos cerca de 25 mil habitantes e quase nove mil tem alguma deficiência, e temos que dar uma atenção especifica, com a finalidade de contribuir para o bem estar”.

“Nos que fazemos parte da ação social estamos abraçando esta causa, e estamos aqui pra fazer acontecer, pois em todos os aspectos Itabaiana precisa crescer”, afirmou a secretária da Ação social e Desenvolvimento Humano Fabiana Vasconcelos.

Com a assinatura desse contrato social, os portadores de deficiência terão acesso à educação, inclusão social, alcançando a liberdade através dos investimentos dos poderes interessados nas melhorias dos equipamentos que serão destinado as pessoas que se encontram em situação de pobreza extrema.