VEJA AS NOVIDADES

26 de novembro de 2013

Mistério no município de Mogeiro,PB, o que levou ao desprendimento de uma montanha!

Imagem Mogeiro Agora
Mistério ronda o município de Mogeiro à 85 km de João Pessoa, sobre o que fez uma montanha rochosa se desprender e cair no abismo com pedras de mais de 100 toneladas cadas.

O fato aconteceu no último sábado (09) na Serra do Cajueiro ambos no Município. Este fenômeno está despertando a curiosidade da população e de estudiosos sobre que o levou uma montanha a se desprender do nada, mas existe diversas explicações sobre tal fato como;
"Meteorização ou Intemperismo" que na verdade são um conjunto de processos físicos, químicos e biológicos que atuam sobre as rochas provocando sua desintegração ou decomposição.
As rocha decomposta transforma-se num material chamado manto ou regolito, um resíduo que repousa sobre a rocha matriz, sem ter ainda se transformado em solo. As rochas podem partir-se sem que se altere sua composição: é a desintegração física ou mecânica. Nos desertos, as variações de temperatura entre os dias e as noites chegam ao ponto de partir as rochas.

O oxigênio que existe na água oxida os minerais que contêm ferro e forma sobre as rochas o que costumamos chamar de ferrugem. A ação da água sobre o granito, por exemplo, o converte em quartzo e argilas. Nesse processo, as rochas modificam sua estrutura química, sendo mais facilmente erodidas, com o material sendo levado pelos agentes de transporte (vento, chuva, rios).

O Município de Mogeiro está aguardando a visita de especialistas e estudiosos da UFCG para realizarem pesquisas sobre as rochas e que tal fato levou ao desprendimentos.

Imagem Mogeiro Agora
Emissora de tv fazendo entrevista com moradores da região o fato,
Imagem Mogeiro Agora
Imagem Mogeiro Agora
Fonte: Redação do Blog Click Conexão com Informações, Mogeiro Agora