VEJA AS NOVIDADES

16 de julho de 2014

Vital do Rêgo promete investir em obras estruturantes na Paraíba.


Candidato a Governador da Paraíba pela Coligação Renovação de Verdade (PMDB-PT), o senador Vital

do Rêgo, prometeu investir fortemente em obras estruturantes para que a Paraíba retome o seu caminho do desenvolvimento.

Nesse sentido, ele incluiu em seu plano de governo cinco pontos que vão desde, a questão dos recursos hídricos, a expansão rodoviária através da duplicação da BR 230; a modernização do sistema ferroviário, a estruturação do sistema portuário e a reestruturação dos aeroportos do Estado.
Sua meta é investir em obras que garantam a mudança da fisionomia econômica da Paraíba.

“Na área de infraestrutura eu preciso trazer para à Paraíba aquilo que Lula pode trazer para Pernambuco. Obras de infraestrutura que mudaram a fisionomia econômica e social de Pernambuco” garantiu.

Vital lembrou que na condição de Senador, conseguiu emplacar emendas que garantiram a ampliação da duplicação da BR 230; no trecho que vai de Campina Grande até Cajazeiras. A duplicação segundo Vital do Rêgo, está prevista no Plano de Aceleração do Crescimento PAC 3, e é sem dúvida, uma obra fundamental para levar riquezas e desenvolvimento da Paraíba.

No que diz respeito a questão portuária, Vital também assumiu o compromisso de continuar a sua luta pela modernização e ampliação do Porto de Cabedelo, a construção do Porto de Águas Profundas entre outras ações. Vital entende que a modernização do sistema portuário representará um grande avanço no que diz respeito ao desenvolvimento da Paraíba.

Todos esses temas já foram motivos audiências que o senador peemedebista manteve com a presidente Dilma Rousseff (PT).

Outro ponto defendido por Vital do Rêgo, diz respeito a transposição das águas do Rio São Francisco. Como senador ele tem lutado para que o projeto que beneficiará 12 milhões de nordestinos, seja concretizado.Vital que também preside no Senado, a Comissão Temporária de acompanhamento das águas do Rio São Francisco, disse que a Paraíba ganhará em 2015 uma das maiores obras estruturantes dos últimos tempos que é a transposição. Segundo ele, a transposição representará um novo tempo para a Paraíba e mudará de vez a face rural da região.

“O governo que eu represento está trazendo para à Paraíba, algo que somente o tempo e o futuro vai dizer. Nós estamos ganhando as águas do Rio São Francisco. Em 2015, nós teremos aqui, 155 municípios da Paraíba recebendo águas do Rio São Francisco através do Eixo Leste, Eixo Norte e Ramal do Piancó.

Em relação a modernização dos aeroportos regionais, Vital do Rêgo lembrou que já conseguiu incluir três aeroportos da Paraíba dentro do plano de expansão de regionalização do serviço. A meta é formar uma malha regional que dê ao paraibano o direito de escolher entre o ônibus e o avião pagando a mesma tarifa. “Porque é esse o plano da presidente Dilma para a expansão do sistema rodoviário aéreo” garantiu.

Outro ponto defendido por Vital em seu plano de governo, diz respeito a modificação do sistema ferroviário. Nesse sentido, ele defende a inclusão no Estado de um ramal da Transnordestina entre outras ações. O senador lembrou que atualmente a Paraíba tem mais de 400 quilômetros de ferrovias obsoletas. Ele relatou que essas ferrovias foram privatizadas e hoje por conta de relações comerciais não a utilizam.

“Eu fui a presidente Dilma e comuniquei que estava colocando no plano de governo uma intervenção nesse processo. Nós criamos um Termo de Ajustamento de Conduta com o governo, com a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e com o Ministério Público Federal para modificar todo o ramal paraibano otimizando o tráfego ferroviário” disse.

Para Vital, a duplicação da BR 230; a transposição do Rio São Francisco, e a modernização do sistema portuário, e a estruturação dos aeroportos regionais, são matrizes de desenvolvimento para a Paraíba. “Eu não tem dúvida de que com esses cinco pontos eu tenho certeza que o nosso governo oferecerá um caminho novo à Paraíba” apostou Vital.

Fonte: Assessoria