VEJA AS NOVIDADES

6 de agosto de 2014

Aposentados da Previdência receberão 1ª parcela do 13° ainda neste mês de agosto.

O governo vai pagar metade do valor do 13º dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) entre os dias 25 de agosto e 5 de setembro. O decreto autorizando a antecipação do pagamento do abono anual foi publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira.

A antecipação do 13º salário será dividido em duas parcelas.
A primeira corresponderá a até 50% do valor do beneficio correspondente ao mês de agosto e será paga junto aos benefícios correspondentes ao mês.

Na parcela antecipada não haverá desconto e Imposto de Renda (IR). De acordo com a legislação, o IR sobre o 13º só é cobrado na segunda parcela do 13º que será paga junto com os benefícios correspondentes do mês de novembro.

De acordo com a Previdência, aposentados e pensionistas vão receber 50% do valor do benefício na primeira parcela. A exceção é para quem passou a receber o benefício depois de janeiro. Neste caso, o valor será calculado proporcionalmente. Quem recebe auxílio-doença também tem uma parcela menor que os 50%.

O decreto publicado nesta terça-feira foi assinado pela presidente Dilma Rousseff e pelos ministros Garibaldi Alves Filho (Previdência Social) e Guido Mantega (Fazenda).
 

Fonte: Oglobo.com