VEJA AS NOVIDADES

28 de agosto de 2014

Moderação é essencial na gravidez.

Para se manter saudável e bonita durante toda a gravidez, e suportar tantas alterações hormonais e físicas, que irão mexer nas emoções e mudar o corpo da mulher, as recomendações são cultivar bons hábitos. Isto inclui uma alimentação balanceada e exercícios físicos moderados, que garantem uma melhor qualidade de vida durante e depois da gravidez.

A partir do momento da descoberta, os cuidados com a saúde devem ser redobrados, já que a mãe precisa de hábitos saudáveis para seu benefício e do bebê.
De acordo com a nutricionista do Hospital Geral da Paraíba, Paula Trigueiro, a alimentação deve ser saudável e equilibrada antes e durante a gestação, para garantir o desenvolvimento adequado do feto.

“A alimentação deve ser fracionada em seis refeições por dia, a cada 3 horas, que incluam alimentos variados e coloridos. Consumir no mínimo de 4 a 5 porções de frutas ao dia e de 3 a 4 porções de legumes e vegetais. Além disso, deve ser ingerido no mínimo 2 litros de água por dia”, orienta a especialista do Hapvida.

A gestação passa por diferentes períodos e não é necessário uma dieta específica para cada fase, mas existe uma necessidade maior de alguns nutrientes em determinados momentos, como explica a nutricionista. “No primeiro trimestre a ingestão de ferro, ácido fólico e líquidos são de extrema importância. Já no segundo e terceiro trimestre é preciso aumentar as necessidades energéticas, o qual costuma ser em torno de 300 kcal, porém esse aumento é individual e depende do ganho de peso de cada gestante e estado nutricional pré-gestacional”.

Além da alimentação, o ganho de peso ideal da gestante é amplamente debatido e analisado. Segundo Paula Trigueiro, engordar apenas um quilo por mês é mito e o ganho de peso depende do estado nutricional antes da gravidez.

“Uma gestante com IMC menor ou igual 18,5 kg/m² (baixo peso) deve ter um ganho em torno de 12,5 e 18kg, já a grávida com IMC eutrófico (normal) deve aumentar de 11 e 16kg. Uma gestante com IMC pré-gestacional de sobrepeso deve ganhar de 7 - 11,5kg e com IMC de obesidade, o ganho deve ser de 5 - 9kg durante toda gestação”, explica a nutricionista do Hospital Geral da Paraíba.


Outra orientação é a prática de uma atividade física moderada, mas constante. Por ser um método de baixo impacto, que não provoca sobrecarga nas articulações, o Pilates é uma das modalidades recomendadas para este período. “As grávidas podem fazer exercício, mas antes devem consultar o ginecologista para que ele libere ou não a atividade física, e procurar profissionais capacitados, pois muitos exercícios precisam ser adaptados para as diferentes fases da gestação,” alerta a fisioterapeuta Juliana Elias, da clínica Equilibra.

Segundo ela, o Pilates tonifica a musculatura de todo o corpo, trabalha a capacidade de contrair e relaxar o assoalho pélvico, deixando-o mais funcional, auxilia na manutenção de uma postura mais harmônica, evitando dores causadas pelas alterações na estrutura corporal, próprias da gravidez, além de melhorar a capacidade respiratória, a flexibilidade e o equilíbrio das futuras mamães. “Pilates auxiliará a gestante também no trabalho de parto e no período pós-parto, facilitando o retorno mais rápido do tônus da musculatura do abdômen”, afirma a fisioterapeuta.

Hidratação e proteção

Já para evitar as indesejáveis estrias, a dica é caprichar na hidratação do corpo e evitar o ganho excessivo de peso. Em alguns dias é preciso mais praticidade, por isso o banho pode ser aproveitado para o tratamento. Use um sabonetes mais hidratantes e um hidratante de banho com enxágue ou um óleo corporal, como os da Natura Sève, que oferecem hidratação à pele com toque aveludado por até 24 horas. 

Você pode usar também emulsões específicas para a prevenção de estrias, como a da linha Mamãe Bebê. O ideal é que o hidratante seja reposto várias vezes ao longo do dia.

Para evitar manchas na pele, o filtro solar também não deve ser esquecido. Uma boa opção são os hidratantes faciais que tratam e protegem a pele ao mesmo tempo. Alguns, como o fluido protetor tonalizante de Natura Chronos, possuem FPS 60 e também funcionam como base, uniformizando o tom da pele e facilitando a vida da futura mamãe.

Fonte: 
Pauta Assessoria de Comunicação 
Luana Ferreira
(83) 3042-5558 / 9630-1967 
luana@pautacom.com.br