VEJA AS NOVIDADES

30 de janeiro de 2015

É iniciada a construção de uma Praça e Academia Popular em São José dos Ramos.

É iniciada a construção de uma Praça e Academia de Saúde no município de São José dos Ramos, o local da construção será ao lado do Centro de Saúde (Prof° Maria Dolores de Araújo Ramos) e já essa sendo feito as escavações. O convênio de n° 11.227.813.0001/11-001 do Senador Vital do Rêgo (PMDB) foi destinado para a construção da academia no valor de R$180.000,00 reais e terá execução direta.

O Prefeito Eduardo Caxias ressaltou que a construção está sendo feito num ritmo rápido para que a população possa desfrutar da nova estrutura que também será uma praça.

Saiba Mais

O Programa Academia de Saúde, criado pela portaria n°719 de 07 de Abril de 2011, e tem como objetivo de contribuir para a promoção de saúde da população a partir da implantação de polos com infraestrutura, equipamentos e quadro de pessoal qualificado para a orientação de praticas corporais e atividades física e de lazer e modos de vida saudáveis.

Os polos do Programa Academia da Saúde são espaços públicos construídos para o desenvolvimento de atividades de segurança com orientação para a prática de atividade física; promoção de atividades de segurança alimentar e nutricional de educação alimentar, práticas artísticas (teatro, música, pintura e artesanato) e organização do planejamento das opções do Programa em conjunto com a equipe de APS e usuários.

As atividades serão desenvolvidas por profissionais de saúde da atenção primária em saúde, especialmente dos Núcleos de Saúde da Família (NASF), podendo ser agregados profissionais de outras áreas do setor público.

Objetivos do Projeto da Academia de Saúde.

i. Ampliar o acesso da população ás políticas públicas de promoção da saúde;

ii. Fortalecer a promoção da saúde como estratégia de produção de saúde;

iii. Potencializar as ações nos âmbitos da Atenção Primária em Saúde (APS), da Vigilância em Saúde (VS) e da Promoção da Saúde (PS).

iv. Promover a integração multiprofissional na construção e execução das ações;

v. Promover a convergência de projetos ou programas nos âmbitos da saúde, educação, cultura, 

assistência social, esporte e lazer;

vi. Ampliar a autonomia dos indivíduos sobre as escolhas de modos de vida mais saudáveis;

vii. Aumentar o nível de atividades física da população;

viii. Estimular hábitos alimentares saudáveis;

ix. Promover mobilização comunitária com a constituição de redes sociais de apoio e ambientes de convivência e solidariedade





















Assessoria de Comunicação
Ranys Ribeiro
Isaías Araújo
São José dos Ramos