VEJA AS NOVIDADES

5 de fevereiro de 2015

Hemocentro lança campanha para aumentar estoque para o carnaval.

O Hemocentro da Paraíba lança, na sexta-feira (6), a partir das 9h, uma campanha para incentivar a doação de sangue. O objetivo é aumentar em pelo menos 30% o estoque para o período do carnaval. 

Durante as festividades, a demanda aumenta consideravelmente em decorrência do alto número de acidentes.
Com o tema “Faça alguém pular de alegria! Doe Sangue!”, a campanha contará com a participação de artistas do circo francês Le Cirque, em temporada especial em João Pessoa desde dezembro do ano passado.

“Pensamos em convidar a equipe do Le Cirque para que as atividades lúdicas aproximem a população do ato de doar sangue. É uma forma de conscientizar sobre a importância de fazer a doação, porque a vida de muitas pessoas depende disso”, disse a coordenadora de ações estratégicas do Hemocentro da Paraíba, Divane Cabral. Ela destacou que a campanha segue durante todo o mês de fevereiro. “A intenção é aumentar o estoque para o período carnavalesco, mas a campanha segue até o dia 28 deste mês”, acrescentou.

O Le Cirque tem mais de duzentos anos de tradição, e está pela segunda vez em João Pessoa. A equipe conta com mais de 70 profissionais de diversas nacionalidades, entre artistas e técnicos. De acordo com o secretário do circo, Wellimar Carvalho, esta é uma excelente oportunidade de atrair a população para a doação de sangue no Hemocentro. “Ficamos muito felizes com o convite e esta é uma ótima maneira de chamar a atenção para esta boa ação. Levaremos malabaristas, palhaços, bailarinas e contorcionistas para levar brincadeiras e arte para os doadores”, afirmou.

Funcionamento – Durante o período de carnaval, o Hemocentro da Paraíba funcionará em regime de plantão, 24 horas, para a equipe que trabalha com a liberação das bolsas de sangue para as unidades que solicitarem. Quanto ao atendimento ao público para a doação, o serviço funcionará no sábado (14), das 7h às 17h, e será fechado no domingo (15). Na segunda-feira (16), funcionará das 7h às 13h e fechará na terça-feira (17), voltando a reabrir na quarta-feira de Cinzas (18), às 13h.

COLETAS EXTERNAS - Para o mês de fevereiro, o Hemocentro já fechou a programação de coletas externas. Serão 10 coletas, seis a mais do que em janeiro.

A primeira coleta aconteceu no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena na última terça-feira (3). Nesta quarta (4) será a vez do Município de Pedro Régis receber a visita da unidade móvel do Hemocentro.

No sábado (7), a coleta externa será realizada no Conjunto Mário Andreaza, no município de Bayeux. Já na terça-feira (10), a coleta chega à Central de Aulas da UFPB; dia 12, na Concessionária Fiori, em João Pessoa; dia 12 na Destilária Japungú, no município de Lucena; e no dia 13 na Escola Estadual Professora Débora Duarte, no bairro Funcionários II, em João Pessoa.

As coletas retornam após o período de carnaval no sábado (21), na Praça de Tibiri, em Santa Rita. Seguem na terça-feira (24) no Parque Solon de Lucena, em João Pessoa, e na quarta (25) no Magazine Luiza, também na capital.

HEMOCENTRO - A Rede Hemocentro da Paraíba é responsável por atender 40 hospitais, cobrindo 100% dos leitos do Sistema Único de Saúde e mais os leitos de planos de saúde cadastrados. É composta por uma rede de dez hemonúcleos distribuídos nos municípios de Guarabira, Picuí, Monteiro, Princesa Isabel, Patos, Piancó, Itaporanga, Cajazeiras, Sousa e Catolé do Rocha, além de um regional em Campina Grande.

Doação – As condições para que alguém esteja apto a doar sangue são as seguintes:

- ter idade entre 16 e 69 anos (se for menor de 18 anos é necessária a autorização do responsável legal);

- pesar acima de 50 quilos;

- ter dormido normalmente nas últimas 24 horas;

- estar alimentado, com intervalo de duas horas após o almoço;

- evitar alimentos gordurosos na véspera e no dia da doação;

- não ter tido hepatite após os 11 anos de idade;

- não estar gripado, resfriado, com febre ou diarreia;

- não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas;

- não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis;

- não estar grávida ou em período de amamentação. A menstruação e o uso de pílulas anticoncepcionais não impedem a doação;

- respeitar o intervalo entre as doações que devem ser de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

As pessoas interessadas em doar sangue e precisarem tirar qualquer dúvida ou marcar uma coleta externa, podem ligar para o telefone 3218-7698.

Unidade Móvel - A equipe da Unidade Móvel do Hemocentro coletou 24 bolsas de sangue no Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, nessa terça-feira (3), para reforçar o estoque no carnaval.

 A assistente social do Hemocentro, Maria das Neves Pereira, comemorou o resultado. “O número de doações foi excelente. Atingimos a meta prevista para o Hospital de Trauma e as bolsas coletadas darão um considerável reforço ao estoque de sangue do Hemocentro”, explicou.

Fonte: Governo da Paraíba