VEJA AS NOVIDADES

5 de fevereiro de 2015

Regente e gerente da Orquestra Sinfônica de João Pessoa visitam CCAS.

A Orquestra Sinfônica de João Pessoa e o Tribunal de Contas da Paraíba estão prestes a confirmar parceria para a realização de uma série de concertos no Auditório Celso Furtado do Centro Cultural Ariano Suassuna. O espaço foi visitado na última terça-feira (3) pelo Maestro Regente titular Laércio Diniz e pelo gerente executivo do grupo, Hector Jorge Rossi, acompanhados pela Procuradora do Ministério Público de Contas, Sheyla Barreto Braga de Queiroz, também membro do Conselho de Cultura do TCE-PB.

 Muito bem impressionado com todo o ambiente do Centro Cultural, o maestro Laércio Diniz reconheceu que o nome Ariano Suassuna empresta uma aura de magnitude ao espaço. Ele, que já regeu um concerto de música armorial com instrumentos barrocos, na Alemanha, falou com empolgação da pretensão de reedição do trabalho.

A possibilidade de um concerto dessa espécie no CCAS, também, motivou a procuradora Sheyla Barreto. De acordo com ela, a presença da música armorial no espaço, que leva o nome do seu criador, será uma ocasião ímpar. 

Ao estender a visita ao Salão de Exposições Lynaldo Cavalcanti, onde estão expostas iluminuras de Ariano Suassuna, o maestro Laércio Diniz e o gerente Hector Jorge, voltaram sua atenção para o que disse a Procuradora Sheyla Barreto sobre a forte relação do artista, revelada naqueles quadros, com figuras e mitos do medievo, que compõem, também, a obra literária do paraibano.

De acordo com a Procuradora Sheyla Barreto, esses traços remetem às coisas e à gente do Nordeste, em especial do Cariri, com as quais tinha uma forte afinidade. Essa associação, também presente no Movimento Armorial, reforça o interesse em um programa para concerto com a música armorial.

Uma reunião, agendada para a próxima segunda-feira (9), selará a parceria entre as duas instituições. A série de concertos está prevista para iniciar no mês de março, provavelmente, no dia 14. A data do concerto de música armorial será confirmada posteriormente.

Concertos - Os concertos da Orquestra Sinfônica Municipal deverão acontecer em duas ocasiões mensais e serão abertos à comunidade em geral, mas, um público especial deverá ser atraído: os estudantes da rede pública de ensino de João Pessoa, a quem o grupo já destina uma atenção prioritária, em aulas-concerto, que acontecem periodicamente no ambiente escolar. 

Fonte: Ascom TCE-PB // Ridismar Moraes

Em 3 de fevereiro de 2015.