VEJA AS NOVIDADES

9 de março de 2015

Dunga Junior será o mais novo imortal da Academia de Cordel do Vale do Paraíba.


Será realizado no dia 27 de Março de 2015 a Academia de Cordel do Vale do Paraíba e a cidade pra realizar a programação será Ingá/PB. E contará com o mais novo Imortal o Sr. Dunga Júnior, 48 anos, ex-deputado, natural de Campina Grande/PB, Professor e líder Político da região do Cariri Paraibano. O Sr. Dunga Júnior é adepto da Literatura de Cordel sendo autor de diversas obras.


Dunga Júnior ao lado de Vavá da luz.
A literatura de cordel surgiu na Idade Média como forma escrita dos trovadores medievais que cantavam histórias do cotidiano de forma rimada. Em Portugal adquiriu-se o hábito de pendurar os escritos em cordas, por isso o nome “literatura de cordel”. Escritores famosos, como Gil Vicente, eram adeptos da literatura de cordel com seus poemas.

O costume português acabou desembarcando aqui no Brasil e fazendo grande sucesso no Nordeste, principalmente no sertão. As pessoas contavam histórias sobre lendas de suas cidades ou acontecimentos cotidianos em forma de poesia, que são cantadas por repentistas.

A Academia de Cordel do Vale do Paraíba foi fundada em 24 de janeiro de 2015, com sede em Itabaiana, no Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, tendo como Presidente o poeta Sander Lee.

Dunga Júnior inscreveu-se para participar da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, indicado pelo acadêmico Walter Goes (Vavá da Luz). A eleição por aclamação de Dunga Júnior será realizada no dia 27 de março, durante a assembleia geral da entidade, que será realizada em Ingá/PB.

Programação do Encontro dos Cordelistas em Ingá/PB - 27 de Março de 2015.

14:00 – Assembleia Geral para aprovação do estatuto e novos membros.

15:00 – Conferência. Sesquicentenário de Leandro Gomes de Barros (Convidado)

16:00 – Coffe Black

16:30 – Lançamento de cordéis

17:30 – Recitais

19:00 – Jantar

20:00 – Continuação dos recitais e apresentação do grupo “Ganzá de Ouro”

21:00 – Coquetel e encerramento

Redação Ranys Ribeiro com Informações de Walter Goes (Vavá da Luz)