VEJA AS NOVIDADES

4 de maio de 2015

Vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira na Paraíba.

Cerca de 751 mil pessoas devem ser vacinadas contra a gripe na Paraíba a partir desta segunda-feira (4). A campanha é nacional e vai até o dia 22 de maio. As doses estão sendo aplicadas nas Unidades Básicas de Saúde e em postos de atendimento móveis espalhados pelo estado.

Chamados de grupos prioritários pelo Ministério da Saúde, a vacina é destinada às crianças de 6 meses a menores de 5 anos, doentes crônicos, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, presos e funcionários do sistema prisional.


A campanha na Paraíba disponibiliza mais de 939 mil doses. Em todo o Brasil, são mais de 54 milhões de doses e a pretensão é de vacinar 49 milhões de pessoas. Em 2014, 44,3 milhões receberam a vacina, o equivalente a 86,7% do total previsto pelo ministério. A dose, via injeção, protege contra os subtipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e B. O dia “D” da campanha, dia nacional de mobilização, será em 9 de maio.

A vacina é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática em doses anteriores e a quem tem algum tipo de alergia grave à proteína do ovo, uma vez que a dose é produzida em embriões de galinha.

Fonte: G1 Paraíba