VEJA AS NOVIDADES

27 de julho de 2015

'Caminhos do Frio' chega a Solânea, Brejo da Paraíba, nesta segunda-feira.

A cidade de Solânea, no Brejo paraibano, recebe a partir desta segunda-feira (27), a 10ª edição do Rota Cultural Caminhos do Frio. O evento, que está sendo realizado em sete cidades do Brejo paraibano, começou no último dia 13 e já passou em Areia e Pilões e seguirá por outros quatro municípios (Serraria, Bananeiras Alagoa Nova e Alagoa Grande).

A proposta é divulgar a cultura, a arte, as belezas naturais, o patrimônio histórico, artesanato e gastronomia da região.

A abertura oficial do projeto em Solânea ocorrerá às 19h30, no Cine Teatro Municipal, e será marcado por apresentações de grupos de dança, música (sarau, canto, chorinho), literatura de cordel, apresentação de curta metragem, além de uma retreta (em homenagem ao Maestro Lero) com a Banda de Música 26 de Novembro.

O secretário de Turismo de Solânea, Valnir Meneses, destacou que o município será palco de um “Memorial de Fé, Arte e Cultura”, durante a semana de 27 de julho a 2 de agosto. Ele explica que serão realizadas várias atividades: programação cultural, de fé e esportiva. Valnir informou que, além dos shows com artistas paraibanos, está confirmada uma atração nacional: o cantor Jorge Vercillo, que se apresenta no sábado (1º), na Praça 26 de Novembro, a partir das 20h.

“A programação foi elaborada visando valorizar a tradição religiosa do  município (terra do Padre Ibiapina), a musicalidade, cinema e danças, a exemplo de visitas ao Santuário do Padre Ibiapina, oficinas de música, dança, teatro, literatura popular, economia criativa para agentes culturais, além da realização de trilhas ecológicas.

O objetivo da participação de Solânea no Caminhos do Frio, segundo o executivo. “é fortalecer e  dar visibilidades ao setor de turismo e estimular o fluxo de turistas”, explicou. O Roteiro Cultural Caminhos do Frio é realizado pelo Fórum de Desenvolvimento Turístico Sustentável do Brejo Paraibano com apoio da PBTur (Empresa Paraibana de Turismo), Sebrae, Atura (Associação Turística Cultural e Rural de Areia) e Prefeituras dos municípios participantes do evento.

Fonte: G1 Paraíba