VEJA AS NOVIDADES

21 de setembro de 2015

Entidades realizam mobilização em defesa dos direitos da pessoa com deficiência.

Entidades que lidam com a causa da pessoa com deficiência vão promover, nesta segunda-feira (21), uma mobilização em defesa dos direitos do segmento. O ato será realizado no Ponto de Cem Réis, em João Pessoa, com o tema “As Leis sobre Pessoas com Deficiência Devem ser Efetivadas. Cumpra-se”. A programação é uma realização do Fórum Paraibano de Luta da Pessoa com Deficiência, Inclusão e Cidadania, e a concentração está prevista para ocorrer às 13 horas.


Para a coordenadora de Inclusão Cidadã da Asdef (Associação de Deficientes e Familiares), Douraci Vieira, a Paraíba tem ampla legislação específica sobre a temática dos deficientes, porém a maioria não possui nenhuma ação efetivada por parte dos órgãos responsáveis, mesmo havendo quase um milhão de habitantes que dela precisam. Por isso que o tema adotado para a mobilização deste ano é a exigência pelo cumprimento da legislação. “O poder público fica ausente frente ao tamanho da problemática vivida no cotidiano e a sociedade indiferente, sem reconhecer as pessoas com deficiência como sujeitos de direitos. Desejamos campanhas educativas permanentes, maior sensibilização para mudanças de atitudes da sociedade e comportamentos inclusivos”, declarou Douraci Vieira.

A programação do dia de luta contará com distribuição de panfletos e manifestações públicas, denunciando o desrespeito aos direitos da pessoa com deficiência e reafirmando o posicionamento das entidades em defesa do cumprimento das leis. No local, também serão realizados várias ações para dar visibilidade às dificuldades enfrentadas no cotidiano dos deficientes nas mais diversas situações. A data de 21 de setembro marca o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.
Do Ponto de Cem Réis, os manifestantes seguirão às 14h30 para a Praça dos Três Poderes, até a sede do Ministério Público da Paraíba (MPPB), onde será entregue um documento às autoridades representantes do MPPB, Ministério Público do Trabalho e Ministério Público Federal, cobrando maior rigor na fiscalização específica. A programação também inclui participação em uma sessão especial alusiva ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. O evento está previsto para começar às 15h, na Assembleia Legislativa.

SERVIÇO:
Mobilização pelo Dia de Luta da Pessoa com Deficiência
Data: 21 de setembro
Horário: 13h
Local: Ponto de Cem Réis.

Fonte: Angélica Lúcio
Assessora de Comunicação- Asdef
e-mail: angelica.asdefpb@gmail.com
Tel.: (83) 9 8645-8426