VEJA AS NOVIDADES

28 de setembro de 2015

Redemoinho de poeira é registrado às margens da BR 230 no interior da Paraíba; veja o vídeo.

Um redemoinho de poeira foi registrado, nesse sábado (26), às margens da rodovia federal BR 230, no município de São Mamede, na Borborema da Paraíba, a 283 quilômetros de João Pessoa. O fenômeno metrológico foi gravado pela gerente administrativa Varla Campos, de 28 anos, que postou o vídeo nas redes sociais.

O redemoinho durou pouco mais de um minuto e impressionou que presenciou o efeito local e quem assistiu ao vídeo.
Varla Campos contou que seguia viagem de moto de Patos, no Sertão, onde mora, quando passando por São Mamede viu o redemoinho e o esposo, que conduzia o veículo, pediu para que ela gravasse.

“Iamos andando na rodovia e deparamos com o redemoinho. Com o fato meu esposo pediu que eu gravasse o vídeo. Não imaginava que ia repercutir tanto. Íamos de Patos a São Mamede. Avistei o redemoinho de longe, mas quando chegamos perto foi que comecei a filmar. A força da natureza é incrível”, relatou a internauta

A meteorologista da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado (Aesa) Marle Bandeira, explicou que o redomoinho de poeira é um efeito local e comum em regiões muito quentes e com pouco vento.

“É bem natural esse acontecimento no Sertão. O redemoinho ocorre por causa da temperatura alta. O ar que está na superfície sobe, porque está bem quente, ficando mais leve e tem uma rápida elevação em forma de espiral. A poeira vai levando tudo que tem para cima”, explicou.

Ainda segundo a meteorologista no final de semana a temperatura registrada na região foi de 36° C, a média, e com pouco vento.


Fonte: Portal Correio