VEJA AS NOVIDADES

24 de outubro de 2015

Enem 2015: lanche em pote plástico é liberado durante prova; veja dicas.

A alimentação deve ser uma aliada do candidato que vai encarar a maratona de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste sábado (24) e domingo (25). O edital do exame não faz restrição sobre o que pode ser levados. Os organizadores alertam que potes plásticos transparentes são liberados.

Quando consumir o chocolate durante a prova? É bom tomar bebidas com cafeína? Quais alimentos ajudam de verdade? Veja a sugestão das nutricionistas Fernanda Gabriel e Tânia Rodrigues:

 O QUE COMER ANTES DO EXAME

- Alimentos fontes de carboidrato: arroz, batata, macarrão, pães, tapioca ou bolo simples – é importante dar preferência para as opções integrais, pois têm mais fibras que aumentam a sensação de saciedade;

- Alimentos fontes de proteína: carnes bovinas, suínas, de aves ou peixes, ovos, leite e derivados – com preferência pelas versões com baixo teor de gordura que são de mais fácil digestão;

- Alimentos fontes de vitaminas e minerais: fruta, verduras e legumes – que também são fonte de fibras;

As nutricionistas lembram que gordura em excesso está proibido. "Evite os salgados fritos e comida à milanesa ou empanada na refeição que antecede a prova. O excesso de gordura e o calor, comum nesta época do ano podem causar muito mal-estar e atrapalhar muito o rendimento da prova."

O QUE COMER DURANTE A PROVA

Para aguentar as 4 horas e meia (do primeiro) e as 5 horas e meia (do segundo dia) de Enem, é recomendável que o candidato leve lanchinhos e água.

Segundo o Inep, até potes plásticos são aceitos, desde que transparentes. Para não esquecer o bom senso, as nutricionistas Fernanda Gabriel e Tânia Rodrigues sugerem alguns itens:

- Castanhas, nozes e amêndoas: em quantidade adequada e de preferência nas versões sem adição de sal;
- Barras de cereal: de preferência as que são feitas com cereal integral e castanhas, sem a presença de açúcar, chocolate e flocos de arroz;
- Biscoitos integrais: doces ou salgados, de acordo com a porção da embalagem;
- Frutas: as que podem ser consumidas com casca ou já picadas;
- Sanduíches: de preferência com pães integrais e recheios leves – como por exemplo queijos brancos e legumes;

As nutricionistas lembram que se manter bem hidratado é essencial para manter a cognição ativa, porém, o excesso de água deve ser evitado para evitar a frequência de idas ao banheiro. “É bom evitar também bebidas açucaradas ou gaseificadas, que podem levar a sensação de mal-estar.”

QUAL A MELHOR HORÁ PARA O CHOCOLATE?

Sobre chocolates e refrigerantes, a recomendação é para evitar o excesso.

“A cafeína presente nas bebidas a base de cola e a teobromina nos chocolates produzem o efeito “despertar”, mas em excesso causam enjoos e dores de cabeça. Então, vale levar um chocolate pequeno para comer no meio da prova, não no começo.”

Fonte: G1 Globo