VEJA AS NOVIDADES

24 de outubro de 2015

Saiba o que levar para a prova do Enem.

Chegou o dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Você já estudou durante todo o ano letivo, agora é hora de colocar o conhecimento em prática. Programe-se para chegar ao local de prova com uma hora de antecedência, para evitar imprevistos. 

É fundamental não esquecer de levar alguns itens para a prova e lembrar-se de deixar outros em casa.

Para fazer o exame, leve somente caneta esferográfica preta de corpo transparente. É recomendável levar mais de uma, por precaução. Lápis, lapiseiras, borrachas, relógios, óculos escuros, bonés, chapéus e similares não são permitidos. É aconselhável levar o cartão de confirmação nos dias de prova.

A apresentação de documento de identidade original com foto é obrigatória. RG, passaporte, carteira de trabalho, Carteira Nacional de Habilitação com foto, Certificado de Dispensa de Incorporação e Certificado de Reservista são considerados válidos para apresentação, segundo o edital do exame. 

Alimentos e água podem ser levados nos dias de prova. Recomenda-se levar alimentos de fácil manuseio, como biscoitos, chocolate e barras de cereal. Não é bom exagerar na quantidade, já que o excesso pode fazer com que você se desconcentre.

Documentos originais sem foto ou com validade expirada, crachás, carteirinhas de estudante e cópias de documentos, mesmo que autenticadas, não serão permitidos. Em caso de perda, furto ou roubo dos documentos, será obrigatória a apresentação do boletim de ocorrência, emitido no prazo máximo de 90 dias antes da realização do Enem.

Aparelhos eletrônicos, como celulares, tablets e radiotransmissores também não serão permitidos, assim como livros e anotações. Estes itens serão lacrados pelo fiscal num porta-objetos, que deverá ficar guardado sob a cadeira até o fim da prova. Por isso, se possível, é melhor deixá-los em casa. 


Regras

O que levar   O que não levar
 Documento de identidade original com foto                             Documentos de identidade originais sem foto, como título de eleitor
 Caneta esferográfica preta de corpo transparente Celulares e quaisquer aparelhos eletrônicos; relógios
 Cartão de confirmação impresso Bonés, chapéus e similares
 Alimentos e água Livros e anotações      

A prova tem duração de 4h30 no primeiro dia e 5h30 no segundo. Para levar o caderno de questões para casa, o participante deve deixar a sala de provas em definitivo nos últimos 30 minutos. E o candidato só pode deixar o local de prova duas horas depois do começo da mesma.

Siga as recomendações e faça uma boa prova.

Fonte: Educação Globo