VEJA AS NOVIDADES

29 de janeiro de 2016

O festival Homenageia nessa 3ª Edição o ator paraibano Fernando Teixeira,


O evento será aberto para toda população sem fins lucrativos com meta de público de mais de 1000 mil espectadores. Fazendo-se uma interação contemporânea e inter-relativa entre os filmes e o público, mostrando novas oportunidades e exemplos de vida.


De 25 a 27 de Março o festival exibirá o melhor do cinema paraibano e Brasil, com uma seleção de 27 filmes, com os mais variados gêneros 

O festival Homenageia nessa 3ª Edição o ator paraibano Fernando Teixeira, ator premiado em festivais nacionais e internacionais, Já realizou e continua realizando em números trabalhos cinematográficos nos cinemas, novelas e micros-série na Rede Globo de televisão.

JUSTIFICATIVA

O Curta Picuí é um festival de Cinema de nível Nacional; é uma produção não governamental de produtores e cineastas de Picuí-PB, que será realizado pela produção Bateia de Cinema. O projeto pretende leva o cinema até a população picuiense e região, fazendo educação de modo interativo e cultural. O qual o tema desse ano é “Cinema gera Educação” com parceria com a Escola Estadual Professor Lordão.

O cinema constitui-se em um dos variados modos de expressão cultural da sociedade industrial e tecnológica contemporânea. Desde os primórdios das produções cinematográficas, produtores e diretores de cinema o consideravam como uma poderosa ferramenta para instrução, educação e reflexão humanas.

Podemos melhorar a educação com o cinema, tanto nas ruas quanto nas escolas, chamando a atenção de jovens e adultos. O uso de mídias cinematográficas em sala de aula ou ao ar livre pode servir de suporte ao professor para trabalhar vários conceitos, temas e significados utilizados na vida diária dos seus alunos.

O cinema pode servir como ferramenta pedagógica para ajudar no ensino-aprendizagem. Sendo assim, percebemos que o uso deste meio de comunicação pode ajudar a ampliar e avançar na formação cultural dos professores e dos alunos. O cinema contribui para disseminar a arte e a cultura, inibir o preconceito, exercendo influência positiva nos estudantes e professores quando bem utilizadas.


Objetivos Gerais

A 3ª Edição do Festival de Cinema em Picuí tem por objetivo exibir um amplo painel de produções cinematográficas produzidas no Estado da Paraíba e no território nacional. Visando incentivar e difundir o cinema, promovendo assim o encontro do público com essas produções, estimulando novas ideias, formando novos realizadores, intercâmbios culturais e formação de plateias.

A principal ideia da realização do Festival de Audiovisual Curta Picuí é contribuir no ensino e na aprendizagem, mostrando novas oportunidades e experiências, com formação de atores e cineastas, aplicando e difundido a arte e a cultura cinematográfica.

Objetivos Específicos

- Ensinar valores importantes na formação dos alunos e educadores.

- Melhorar a educação de forma implícita e de maneira que os jovens e adultos se interessem pelo cinema, sendo um incentivo educacional e profissional para os jovens.

- Relacionar o cinema a educação, seja no contexto da educação escolar ou da educação informal, é parte da própria história do cinema.

- Usar exemplos cinematográficos para descobrir maneiras de aprender e ensinar de forma eficaz.

 Sem deixar de se divertir nem se emocionar.

- Expandir o turismo e a cultura na cidade.