29 de outubro de 2016

Aesa promete que águas da transposição chegarão à Campina Grande até abril.

O presidente da Agência Executiva de Gestões das Águas do Estado (Aesa), João Fernandes, falou que esteve em Brasília no dia 17 deste mês e, posteriormente, foi realizada reunião com órgãos públicos sendo estabelecido o prazo para realização de obras estruturantes em açudes paraibanos.

– Está tudo planejado, tudo projetado e nós queremos fazer com que todas as obras complementares, os melhoramentos necessário para facilitar a chegada da água em Campina Grande, antes mesmo de abril. O governo Federal tem dito que o caminho das águas estará pronto em 15 de dezembro e as águas chegarão a Monteiro em 15 de abril. O prazo assumido perante o Ministério Público da Paraíba é de que todos os envolvidos cumprirão as suas tarefas antes de abril. – disse.

João conta que a Agência acompanha a situação do mananciais com tristeza, mas prossegue fazendo a gestão. Atualmente, a capacidade de armazenamento d’água dos reservatórios da Paraíba é de 11,5%, o que é considerado gravíssimo.

No Sertão paraibano, em abril de 2017, provavelmente não haverá mais possibilidade de retirar água do Açude Coremas- Mãe d’água.

Fonte: Rádio Caturité AM