13 de outubro de 2016

VÍDEO MOSTRA TESTE DE CÁPSULA QUE VAI LEVAR TURISTAS AO ESPAÇO.

A companhia Blue Origin, criada pelo CEO da Amazon, Jeff Bezos, testou com sucesso o sistema de ejeção de emergência da sua cápsula espacial projetado para salvar os tripulantes em caso de uma catástrofe. O foguete New Shepard - um propulsor reutilizável que volta à superfície terrestre depois de cada missão - decolou nesta quarta-feira de uma base de lançamento no estado americano do Texas, levando a cápsula.


Cerca de 45 segundos após a decolagem, a cápsula, que não levava tripulantes durante o teste, se separou no ar violentamente devido à ação de um motor, a uma altitude de 4.900 metros. O objetivo do ensaio era justamente simular uma situação de emergência, que exigiria uma ejeção do equipamento para salvar a vida de seus viajantes. De acordo com os planos da empresa, no futuro, essa mesma cápsula vai levar astronautas para missões espaciais.

No momento da separação, o equipamento sofreu alguns solavancos, mas deu tudo certo. Com seus grandes vidros panorâmicos, a cápsula de Bezos aterrizou suavemente, como era previsto, graças a três paraquedas acionados após a ejeção de emergência.

- Todos os astronautas a bordo teriam tido um passeio muito emocionante, mas um passeio seguro - disse um dos comentaristas da Blue Origin durante uma retransmissão ao vivo na internet.

Testar a segurança era o objetivo principal da missão desta quarta-feira, e a Blue Origin acreditava que perderia o seu propulsor, mas o foguete pousou sem problemas depois de ter tocado os limites entre a Terra e o espaço.

O emprego de foguetes reutilizáveis pode causar uma revolução nos lançamentos espaciais. A empresa Spacex, do bilionário Elon Musk, conseguiu recuperar cinco propulsores após enviar ao espaço satélites de diferentes países.


Fonte: Oglobo