6 de janeiro de 2017

SAÚDE: Mais de 73 mil meninos devem ser vacinados contra HPV na Paraíba.

Na Paraíba, um total de 72.637 meninos na faixa etária de 12 a 13 anos além de 730 jovens que vivem com HIV/aids estão aptos a receber a vacina contra HPV. Até 2016, a imunização era feita apenas em meninas. A vacina está sendo oferecida nos postos de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS).

Em João Pessoa, o início da vacinação está previsto para o dia 16 de janeiro.
As vacinas serão disponibilizadas no Centro Municipal de Imunização, no bairro da Torre, nas Unidades de Saúde da Família e nas Unidades Básicas de Saúde, somando ao todo 100 salas de vacinação.

Já em Campina Grande, a vacinação foi iniciada na segunda­feira (2). De acordo com a coordenadora de Imunização do município, Miralva Cruz, as vacinas estão sendo aplicadas em seis Centros de Saúde e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS's), das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h.

O esquema vacinal para os meninos contra HPV é de duas doses, com seis meses de intervalo entre elas. Para os que vivem com HIV, a faixa etária é mais ampla (9 a 26 anos) e o esquema vacinal é de três doses (intervalo de 0, 2 e 6 meses). No caso dos portadores de HIV, é necessário apresentar prescrição médica. Outra novidade é a inclusão das meninas que chegaram aos 14 anos sem tomar a vacina ou que não completaram as duas doses indicadas. A estimativa é de que 500 mil adolescentes estejam nessa situação. Até o ano passado, a faixa etária para o público feminino era de 9 a 13 anos. 

Desde a incorporação da vacina no Calendário Nacional, em 2014, já foram imunizadas 5,7 milhões de meninas com a segunda dose, completando o esquema vacinal. Este quantitativo corresponde a 46% do total de brasileiras nesta faixa etária.

Fonte: Jornal da Paraíba