VEJA AS NOVIDADES

13 de abril de 2017

CHUVA: Provoca cheia no Rio Taperoá e açude começa a encher.

Fortes chuvas registradas na região do Cariri do Estado resultaram em uma grande cheia no Rio Taperoá, na manhã desta Quinta-Feira (13). O rio deságua no Açude Manoel Marcionilo, que abastece o município e, se transbordar, as águas seguem para o Açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão. Por causa do feriado, Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) decretou ponto facultativo e não coletou os dados de chuvas.


Os moradores da cidade estão otimistas quanto ao sangramento do mancial. Um dos moradores de Monteiro, que se identificou como Toinho Patativa, disse acreditar que faltam poucos metros para que o açude transborde. A Aesa informou que ainda estava fazendo levantamentos sobre a situação do manancial e não repassou dados oficiais sobre a quantidade de água acumulada.

No mês passado, o reservatório, que tem capacidade para 15,1 milhões de metros cúbicos de água, passou de 487 mil metros cúbicos para 5,6 milhões, após uma enchente no Rio Taperopá.

Na época, o açude passou de 3,2% para 37,5% da capacidade total, tendo recebido mais de 5 milhões de metros cúbicos de água.


Fonte: Jornal da Paraíba