27 de junho de 2017

SÃO JOSÉ DOS RAMOS: Prefeitura adere ao Programa Criança Feliz e vai beneficiar gestantes e crianças.

O Programa Criança Feliz lançado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e tem a finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida. O município de São José dos Ramos foi contemplado na primeira fase de implantação do Programa. A meta do município é o atendimento aproximadamente 100 gestantes e crianças.


Por tudo isso, é importante que ele seja aplicado em todos os estados brasileiros, principalmente em local no qual a mortalidade infantil é enorme e a desnutrição nessa faixa etária de 0 a 6 anos acaba sendo um grande problema de saúde público.

O Programa Criança Feliz será realizado através de visitas com metodologia específica considerando o contexto familiar, as necessidades e potencialidades das famílias e possibilitando suportes e acessos para fortalecer sua função protetiva e o enfrentamento de vulnerabilidades em conformidade ao plano de acompanhamento familiar.

Esse programa não se trata de uma iniciativa de distribuição de renda. Esse programa só busca o acompanhamento das famílias mais de perto através da contratação de mais assistentes sociais. Assim, além de aumentar a fiscalização do programa e combater fraudes do bolsa família, será possível acompanhar e orientar melhor as famílias para que possuam um desenvolvimento humano mais acelerado. O programa Criança Feliz serve para que essas crianças, principalmente das famílias mais carentes, tenham um acompanhamento adequado, conseguindo se desenvolver e criar boas raízes.

Estiveram presente na reunião a Secretaria de Desenvolvimento Humano, Tereza Cristina, Assistente Sociais, colaboradores e representante da Secretaria de Educação.

Por fim, esse programa serve como amparo para as próprias famílias, que não sabem o que fazer para garantir uma educação melhor para os seus filhos e um desenvolvimento adequado.






Ascom Ranys Ribeiro