VEJA AS NOVIDADES

27 de julho de 2017

CHUVA: Oito reservatórios da Paraíba estão sangrando após últimas chuvas.

As últimas chuvas que ocorreram, principalmente na faixa leste da Paraíba, contribuíram para que oito reservatórios do estado atingissem a capacidade máxima e sagrassem. A maioria fica localizada nas regiões do Litoral e Brejo.

Estão sangrando os açudes/barragens de Araçagi (Araçagi), Gramame (Conde), Jangada(Mamanguape), Marés (João Pessoa), Olho D'Água (Mari), Pitombeiras (Alagoa Grande), São Salvador (Sapé), São José (Monteiro).
Juntos esses reservatórios acumulam apenas 144 milhões de m³ de água. Essa quantidade de água representa apenas 13% da capacidade de armazenamento no Sistema Coremas/Mãe D'Água, maior reservatório do estado, que tem capacidade máxima de armazenamento aproximadamente 1,3 bilhão de m³.

No entanto, a escassez de água continua na maioria do território paraibano, pois, segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), grande parte dos reservatórios da Paraíba, que conta com 43 açudes, está em estado crítico, quando a quantidade armazenada é inferior a 5%. Outros 41 mananciais estão com volume inferior a 20%.

Volume de Boqueirão

O açude de Epitácio Pessoa, localizado no município de Boqueirão, que abastece a cidade de Campina Grande, está com volume atualizado de 31.191.720 m³, o que representa 7,58% da capacidade máxima de armazenamento que é de 411.686.287 m³. Com esse volume, ainda não é possível a suspensão do racionamento de água em Campina Grande, pois essa suspensão só acontecerá quando o reservatório atingir a marca de 8,2% da capacidade.

Fonte: Jornal da Paraíba