Pesquise uma matéria

8 de outubro de 2018

ELEIÇÃO PARA GOVERNADOR: João vence em 209 municípios; veja a lista de votos por cidade.

A conquista do engenheiro João Azevêdo (PSB) com a votação de mais de 1,1 milhão de eleitores (58,18%) consolida a aprovação do governo que ele vai suceder em 1º de janeiro de 2019. Ontem, ele conseguiu ser o mais votado em 209 municípios paraibanos. Seus concorrentes conseguiram superá-lo em apenas 15 – nove por Lucélio (o 2º mais votado no geral) e cinco por José Maranhão (o 3º).


O candidato apoiado pelo atual governador só não conseguiu convencer o eleitorado do segundo maior colégio eleitoral do Estado – Campina Grande – onde também fica a base eleitoral do principal adversário político do grupo que comanda o Palácio da Redeção há oito anos. Lá, o prefeito Romero Rodrigues (PSDB), esposo da candidata a vice-governadora da chapa do PV Micheline Rodrigues, conseguiu manter a hegemonia em seu território e impôs uma vantagem de 6.257 votos sobre João Azevêdo. 

VEJA LISTA COMPLETA (CLIQUE AQUI)

João Azevêdo venceu na casa do principal concorrente

Na casa do principal concorrente do pleito, João Pessoa, que tem o irmão gêmeo de Lucélio Cartaxo como prefeito e principal vitrine do projeto verde, junto com Campina Grande, o governador eleito conseguiu 77.177 votos a mais, somando 52,08% dos votos válidos na Capital paraibana.

O resultado já desperta, como não poderia ser diferente em se tratando de política na Paraíba, o próximo passo da gestão girassol que é o retorno ao comando da Prefeitura em 2020. Há quem diga, inclusive, que o próprio Ricardo Coutinho seria o nome para reconquistar o comando político da principal cidade do Estado.

Vitórias de João Azevêdo com margens expressivas

Em outras cidades governadas por prefeitos adversários, o candidato socialista conseguiu vitórias com margem expressiva. Exemplo é a cidade sertaneja de Cajazeiras, governada pelo PP, através de José Aldemir, e de Guarabira, administrado pelo tucano Zenóbio Toscano e que tem a forte influência da oposição capitaneada pelo ex-governador Roberto Paulino.

Em Cajazeiras, João venceu com 22.456 votos. Lucélio teve 4.887; e Maranhão, 2.278. Já em Guarabira, conquistou o apoio de 12.499 eleitores. O candidato verde, apoiado pelo prefeito, teve 6.475; e o emedebista recebeu 7.944.

Fonte: Damásio Dias, do Jornal CORREIO